Segundo o Jornal “O Globo”, entre os compromissos do príncipe de Gales na Cidade Maravilhosa estão encontros com líderes internacionais em inovação, investidores e representantes de comunidades indígenas.
O príncipe William, que ocupa a primeira posição na linha de sucessão ao trono britânico, chegou ao Rio de Janeiro nesta quarta-feira, em sua primeira visita oficial ao Brasil.
Ele participará de diversos eventos durante sua estadia. Após a cidade, seguirá para Belém (PA), onde representará o rei Charles III na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30.
Na agenda do príncipe de Gales na capital fluminense, estão previstos encontros com líderes globais de inovação, investidores e representantes de comunidades indígenas e locais, com foco na promoção da restauração e proteção do meio ambiente. Além disso, William irá homenagear jovens líderes climáticos que vêm promovendo mudanças relevantes na preservação do planeta. Ele também visitará comunidades onde foram implementadas soluções pioneiras para a conservação da biodiversidade.
No Rio, o príncipe participará na quinta-feira da cerimônia de entrega do Prêmio Earthshot, uma premiação internacional dedicada a reconhecer e ampliar soluções inovadoras para os maiores desafios ambientais, como as mudanças climáticas, a poluição do ar e a perda de biodiversidade.
Cúpula Global do Programa United for Wildlife
Antes de seguir para Belém, onde participará da cúpula internacional do clima, o príncipe também estará presente na Cúpula Global do Programa United for Wildlife. Este evento visa colocar a luta contra crimes ambientais como prioridade estratégica mundial. A cúpula será realizada em parceria com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a Interpol, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime e a Polícia Federal.
Trajeto
Desde a semana passada, várias vias do Rio de Janeiro estão sendo fechadas devido à intensa agenda internacional, que inclui 53 eventos relacionados à crise climática. Logo, os bloqueios atingem principalmente ruas próximas a locais de realização das atividades — como o Aterro do Flamengo e hotéis na Zona Sul. Alguns permanecerão até a próxima quinta-feira. A programação reúne autoridades e lideranças de diversos países.